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Professor do PPGE/MEDUC/UNIR publica Dossiê Científico sobre impactos da Pandemia na Educação na Amazônia Legal

Data da Publicação: 08/03/2021


       O Dossiê Temático Formação e Prática Pedagógica em tempo de COVID-19: o que estamos fazendo? Percepções desde a Amazônia Legal é fruto de um esforço colaborativo de grupos de pesquisa vinculados a 16 Programas de Pós-Graduação Stricto sensu[1], que conta com um total de 40 professores-pesquisadores, entre os quais professores da Educação Básica e do Ensino Superior.           

       O Prof. Dr. Rafael Fonseca de Castro (professor do Departamento de Ciências da Educação de Porto Velho e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação-PPGE/MEDUC/UNIR), idealizador e organizador do Dossiê, explica que “a ideia inicial era divulgar alguns relatos de experiência de professores da Educação Básica de municípios de Rondônia, tendo em vista os grandes impactos sofridos por esses profissionais desde o início das medidas de enfrentamento da pandemia nas escolas”. Mas o contato com pesquisadores colaboradores de outras universidades acabou trazendo uma dimensão bem maior e que se tornou, inclusive, um projeto de pesquisa (de mesmo nome) institucionalizado na UNIR.

        A publicação no periódico científico Revista Educar Mais, em formato de Dossiê Temático, apresenta resultados de dez pesquisas, todas desenvolvidas com dados empíricos, tratando de situações concretas e contextos específicos educacionais locais, marcados de variadas formas pela pandemia e observados sob diferentes olhares. Trata-se de uma coletânea que contempla estudos nos estados do Acre, do Amazonas, do Pará, de Rondônia e do Tocantins e que está caracterizada pela pluralidade de ideias e pela liberdade de seus autores na adoção de referenciais teóricos, tornando mais rica a interpretação dos cenários investigados.

                Para o Professor Rafael, “essa publicação apresenta um pouco do que está acontecendo nas escolas e na universidade nesses tempos de pandemia, mas muitos outros estudos são necessários para que possamos compreender melhor o que estamos fazendo, como lidar com os impactos provocados pela pandemia e vislumbrar cenários pós-pandemia, refletindo em ações que levem em consideração a realidade dos estudantes, de suas famílias e dos professores”.

[1] Este esforço coletivo engloba o Projeto de Pesquisa “Formação docente e trabalho pedagógico em tempos de COVID-19: o que estamos fazendo? Percepções desde a Amazônia Legal”, vinculado ao Grupo de Pesquisa HISTCULT – Educação, Psicologia Educacional e Processos Formativos, institucionalizado na Universidade Federal de Rondônia (Portaria 60/2020/PROPESQ/UNIR) pelo professor Rafael Fonseca de Castro.

Periódico: Revista Educar Mais, v. 5, n. 1 (Janeiro de 2021)

Link para acesso:http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/issue/view/66

 

Porto Velho/RO, 08 de março de 2021.

 

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