LINHAS DE PESQUISA:
O PPGE/MEDUC/UNIR possui duas linhas de pesquisa:
LINHA 1 – FORMAÇÃO DOCENTE
Estudar os processos formativos com base em abordagens teóricas que tomam como eixo norteador a profissionalização docente. Analisar a construção de saberes e competências dos professores na perspectiva de definir e trabalhar as bases epistemológicas da formação inicial e continuada.
Linha 2 – POLÍTICAS E GESTÃO EDUCACIONAL
Investigar as articulações estruturais entre política e educação, a partir dos determinantes sociais e históricos. Avaliar os impactos das políticas educacionais vigentes. Investigar os processos de gestão e avaliação das políticas públicas e privadas na perspectiva de subsidiar propostas de trabalho junto à diferentes organizações públicas e privadas
Currículo do Curso(Ementas):
Para a conclusão do Curso o mestrando(a) deverá cumprir no mínimo 30 créditos (450h), distribuídos em 06 disciplinas ao longo do curso, sendo:
03 disciplinas obrigatórias, comuns as duas linhas de pesquisa do Programa;
01 disciplina obrigatória da linha de pesquisa e
02 disciplinas optativas que devem totalizar no mínimo 120h de créditos exigidos;
.Além das disciplinas ministradas durante o curso, são contabilizados como créditos/disciplinas:
Qualificação da Dissertação (Seminário de Elaboração de Dissertação) e
Defesa (Orientação de Dissertação).
Obs: Cada crédito corresponde à 15 horas.
Tipo da Disciplina |
Nome da Disciplina |
Carga Horária |
Créditos |
Docente responsável |
OBRIGATÓRIAS |
60 |
4 |
Dr. Antônio Carlos Maciel |
|
30 |
2 |
Dr. Rafael Fonseca de Castro |
||
30 |
2 |
Dra. Rosângela de Fátima C. França |
||
Seminário de Elaboração de Dissertação (Qualificação) |
30 |
2 |
DOCENTES PPGE |
|
Orientação de Dissertação (Defesa Final) |
120 |
8 |
DOCENTES PPGE |
|
OBRIGATÓRIAS DE LINHA DE PESQUISA |
LINHA 1: Formação de Professores: Cultura, Saberes e Práticas |
60 |
4 |
Dra. Rosângela de Fátima C. França |
60 |
4 |
Dra. Marilsa Miranda de Souza |
||
OPTATIVAS LINHA 1- FORMAÇÃO DOCENTE |
60 |
4 |
Dr. Samilo Takara |
|
Educação e Tecnologias: Avanços, Limites, Desafios e Possibilidades |
60 |
4 |
Dr. Rafael Fonseca de Castro |
|
60 |
4 |
Dra. Márcia Maria Rodrigues Uchôa |
||
60 |
4 |
Dr. Josué José de Carvalho Filho |
||
30 |
2 |
Dr. José Flávio da Paz |
||
OPTATIVAS LINHA 2 - POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL |
60 |
4 |
Dr. Célio José Borges |
|
Fontes de Pesquisa em História e Historiografia da Educação: Levantamento e Análise de Dados Qualitativos |
60 |
4 |
Dr. Josemir Almeida Barros |
|
60 |
4 |
Dr.ª Maria Aparecida Antero Correia |
||
60 |
4 |
Dr. Guilherme Mendes Tomaz dos Santos |
||
60 |
4 |
Dr. Clarides Henrich de Barba |
||
60 |
4 |
Dra. Aparecida Luzia Alzira Zuin |
||
60 |
4 |
Dr.ª Angela Maria Gonçalves de Oliveira |
||
60 |
4 |
Dra. Marilsa Miranda de Souza |
Currículo Linha 01 - Formação Docente
Currículo Linha 02 - Políticas e Gestão Educacional
ATIVIDADES - SIGAA MÓDULO ACADÊMICO:
MEDUC0022 - BANCA DE QUALIFICAÇÃO DE DISSERTAÇÃO (aluno deverá estar matriculado para cadastro da banca de qualificação);
MEDUC0023 - BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO (aluno deverá estar matriculado para cadastro da banca de defesa);
MEDUC0024 - PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESPANHOLA ou MEDUC0025 - PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA.