Consolidação e concentração dos Projetos de Pesquisa para especializar a produção científica no escopo das Linhas de Pesquisa do Mestrado Acadêmico em Educação
Para a transformação social, o PPGE é coerente ao que propõe, porque observa as problemáticas e os desafios de formação e pesquisa na Amazônia, e para se destacar nesse cenário, ao oferecer o curso de Mestrado Acadêmico em Educação altamente qualificado, propõe a inter-relação entre os graves problemas sociais loco-regionais e às práticas educacionais, - como a formação docente, políticas e gestão escolar, inclusão, permanência, ensino, ações afirmativas, educação, linguagens e novas tecnologias, etc.
Esta meta vem sendo alcançada, basicamente, por dois caminhos:
(i) pela realização de projetos de pesquisa voltados para os processos de formação intelectual e qualificação docente; e
(ii) por meio de grupos de pesquisa que tem por objetivo oferecer soluções educacionais para a substituição ou criação de práticas, metodologias, reflexões ou inovações para corrigir os problemas estudados.
A proposta científica do programa é definida como aplicação política por meio dos projetos docentes que estão em andamento ou concluídos, até o ano de 2020, visando, sobretudo, a articulação entre os objetivos, área de concentração, linhas de pesquisa e projetos de pesquisa. Mais, é possível evidenciar a aderência das linhas de pesquisa com os docentes responsáveis por projeto; como, ainda, diante do escopo científico da proposta, reconhecer que as pesquisas docentes convergem com as duas linhas que o compõem, sendo assim não estanques em si, mas contextualizadas e com definições temáticas e científicas claras e atuais, como exige a um programa de pós-graduação qualificado.
PROJETOS DE PESQUISA DOS DOCENTES VINCULADOS AO PPGE/UNIR EM ANDAMENTO:
1) ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PNAIC – (Vinculado ao Grupo de Pesquisa PRAXIS) Responsável: Profa. Dra. Rosângela de Fátima Cavalcante França Descrição: O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Para a execução das ações do PNAIC em Rondônia foi firmada parceria, instituindo o Comitê Gestor Estadual para Alfabetização e Letramento, constituído de três coordenações: Geral (UNIR), Estadual (SEDUC) e Municipal (UNDIME). Esta última representando as Secretarias Municipais de Educação. Este procedimento foi importante, pois possibilitou a disponibilização de pessoal para atuar na formação dos professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos, bem como auxiliar com despesas de deslocamentos dos coordenadores locais. A formação da equipe foi composta por educadores oriundos da UNIR (Formadores e Supervisores), da Secretaria Estadual de Educação (Orientadores de Estudo) e Secretaria Municipal de Educação (Coordenadores Locais), que gerou a equipe, tomando por base a formação ocorrida em 2013. Esse grupo de educadores promoveu a formação em cadeia de: a) 63 coordenadores; b) 71 orientadores; c) acompanhamento de 3.990 professores; e d) 674 coordenadores pedagógicos das escolas. Quantidade de envolvidos: 18 coordenadores regionais; 63 coordenadores locais; 165 orientadores de estudos, 3390 professores e 674 coordenadores pedagógicos das escolas das redes de ensino estadual e municipal de Rondônia. Destaca-se que a formação teve o desdobramento na perspectiva de multiplicadores por meio do sistema de capilarização, configurada na estrutura de formação do PNAIC. Meta: Ofertar formação continuada para 71 coordenadores (1 estadual, 1 Undime, 18 regionais e 51 locais) e 165 orientadores de estudos responsáveis pelo acompanhamento de 3390 professores e 674 coordenadores pedagógicos das escolas das redes públicas de ensino. |
2) POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ: SABERES, PRÁTICAS E ACESSO À JUSTIÇA NA AMAZÔNIA (Vinculado aos Grupos de Pesquisa – CEJAM e GESJOR) Responsável: Profa. Dra. Aparecida Luzia Alzira Zuin Descrição: Pesquisar pela perspectiva interdisciplinar do Direito, Comunicação e Semiótica e Educação os efeitos dos sentidos de esfera pública e esfera privada e como essas arenas passaram a ser ressignificadas a partir do advento da internet. Estende às análises sobre os problemas inerentes à consciência democrática, liberdade de expressão, comunicação social, temas de relevantes interesses para a área do Direito Constitucional. Propõe identificar as marcas do modelo de sociedade dromocrática e o que ele acarreta para os modos de representatividade de práticas sociais e políticas, com o objetivo de se desenvolveram não só em relação às necessidades do intercâmbio de assuntos voltados às estruturas sociais como se pretendiam, mas, acima de tudo, à repercussão de interesse privado e da velocidade da informação. Por esse viés, a temática sobre a internet tende a ser observada, pressupostamente, como produtora de vulnerabilidades, danos e poder, muito mais que proteção às garantias efetivas do direito à informação e ao exercício da interação e cidadania. Quantidade de alunos envolvidos: Graduação (2); Mestrado Acadêmico (5); Mestrado Profissionalizante (5); Doutorado (2); Meta: Promoção da produção científica na área da Educomunicação na região Norte, oferecida pelas tecnologias de informação e comunicação, aumento do número de leitores e autores e promoção da democratização do conhecimento na região amazônica ocidental, por meio da publicação de livros; artigos em periódicos Qualis; e-books; realização de eventos internacionais, nacionais e regionais. |
3) POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO, AÇÕES AFIRMATIVAS E INCLUSÃO SOCIAL(Vinculado aos Grupos de Pesquisa-CEJAM E GESJOR) Responsável: Profa. Dra. Aparecida Luzia Alzira Zuin Descrição: Pesquisar a educação de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos; elaborar projetos educacionais ao desenvolvimento social, urbano e individual. Analisar os constantes estudos sobre as políticas públicas adotadas para o ingresso dos negros, pardos e indígenas no ensino superior, em especial as bibliografias que têm por finalidade estreitar os debates acerca da real necessidade de implementação das políticas afirmativas como dever do estado como forma de assegurar, futuramente, a sociedade justa e igualitária idealizada na Constituição da República de 1988 (ressocialização, mediação, inclusão social). Reconhecer o papel da Educação ao aceleramento do progresso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs). Elaborar, atualizar e conceituar os princípios da Cidade Educadora e da Educação Cidadã. O Direito à Educação na CF/88. Tutela judicial do direito à Educação. Do Direito de aprender. Projeto de pesquisa financiado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), em parceria com a UNIR. Forma de acompanhamento: por meio de levantamento de dados coletados na Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis - PROCEA. Quantidade de alunos envolvidos: Graduação (3); Mestrado Acadêmico (3); Mestrado Profissionalizante (2); Doutorado (2); Meta: Acompanhamento das políticas das Ações Afirmativas; ingresso de cotistas negros, pardos, indígenas e estudantes em Instituições Federais de Ensino Superior. Inovação: Criação, implantação e institucionalização da Comissão de Avaliação das Políticas de Ações Afirmativas, no âmbito da Universidade Federal de Rondônia: políticas de ingresso, permanência e êxito nas IFES da região Norte; |
4) DIREITOS HUMANOS NA ERA CIBERCULTURAL: EDUCOMUNICAÇÃO, DISTOPIA, POLÍTICA E DEMOCRACIA (Vinculado aos Grupos de Pesquisa – CEJAM e GESJOR) Responsável: Profa. Dra. Aparecida Luzia Alzira Zuin Descrição: Utopia e distopia. Direitos Humanos. Cibercultura e ciberdromocracia. Democracia e Dromocracia. A função social das tecnologias digitais na vida contemporânea urbana. Os direitos humanos em tempos de utopia e distopia. Cidade, velocidade e poder. Educomunicação. Propõe as abordagens sobre corpo, tempo e espaço a fim de compreender a formulação do cidadão pixel-glocal. Estende as análises sobre os problemas inerentes à consciência democrática, liberdade de expressão, comunicação social, ciberdemocracia e ciberdromocracia temas relevantes e de interesses para a área dos Direitos Humanos, Educação, Direito da Cidade e da Cibercultura. O projeto abrange duas linhas de estudos. Linha 1: Corpo, tempo, espaço (humano, pós-humano, transumano). A distopia e a representação da vida social no espaço virtual. Deepfake e o direito à informação (identidade, autenticidade e originalidade). Esfera pública e esfera privada na internet. Privacidade e vigilância de dados. A influência da informação e o consumo de notícias na internet. A propagação de fake news e os discursos de ódio nas redes sociais. Educação, distopia, utopia e ambientes de aprendizagem em/nas redes. A função social das tecnologias digitais nos modos de vida na cidade. Os direitos humanos em tempos de utopia e distopia; Linha 2: A mídia e suas relações com a política, democracia e os Direitos Humanos. Liberdade de expressão e democracia procedimental. Análise sobre as novas configurações sócio-espaciais, econômicas e culturais promovidas pelo sistema midiático transnacional. A interferência da mídia e da política na promoção dos Direitos Humanos. A mídia e a criminalização dos movimentos sociais. Democracia na era digital: as redes sociais na internet como mecanismos de visibilidade dos movimentos sociais. Cibercultura, Ciberdemocracia e Política. Democracia e Dromocracia. Os impactos da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para o Estado e a sociedade. A responsabilidade civil nas condutas atípicas provocadas por agentes autônomos dotados de inteligência artificial. No âmbito acadêmico e cientifico, visa fortalecer as linhas de pesquisa do Centro de Estudos e Pesquisas Jurídicas da Amazônia – CEJAM e do Grupo de Estudos Semióticos em Jornalismo (GESJOR), como para os trabalhos de conclusão de curso de graduação de Direito; promover pesquisas com fundamentação teórica de qualidade, e, por conseguinte, para os demais cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Projeto de pesquisa financiado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), em parceria com a UNIR. Com este projeto, a docente do PPGE e responsável passou a ministrar aulas na Universidade de Coimbra, curso de Pós-Graduação, Faculdade de Direito, IGC/Centro de Direitos Humanos, para internacionalização do PPGE. Quantidade de alunos envolvidos: Graduação (2); Mestrado Acadêmico (3); Mestrado Profissionalizante (3); Doutorado (2); Meta: Publicações: i) livros com registro de ISBN, formato impresso e digital; ii) após apresentação dos trabalhos publicação do E-book com registro de ISBN dos artigos completos para que, pesquisadores do estado de Rondônia e demais estados nacionais e outros países possam utilizar o material científico para citações em trabalhos acadêmicos; publicações de artigos em Revistas com Qualis CAPES. |
5) A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO BACHARELADO E LICENCIATURA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, campus de Porto Velho, RO (Vinculado ao Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Ambiental no contexto amazônico) Responsável: Prof. Dr. Clarides Henrich de Barba Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar a temática ambiental nos projetos pedagógicos dos cursos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) campus de Porto Velho e, identificar que temas ambientais têm sido priorizados pelos professores e pelos cursos de graduação. O referencial teórico utilizado constitui-se de análises de pesquisas que tratam a respeito da temática ambiental no Ensino Superior, bem como pesquisas que tratam da Educação Ambiental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa caracterizada como um estudo de caso?- Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a) análise documental relativa aos projetos pedagógicos, b) realização de entrevistas semi-diretivas com os coordenadores e professores dos cursos de graduação que contemplam a temática ambiental em disciplinas oferecidas sob sua responsabilidade. Para a definição do corpus documental serão selecionados os cursos que abordam aspectos da temática ambiental em seus Projetos Pedagógicos referentes aos cursos referentes aos Núcleos de ciências Humanas, Núcleo de Ciências Exatas e da Terra, Núcleo de Tecnologia, Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas e o Núcleo da Saúde. A análise de conteúdo proposta por Bardin (2009) será utilizada para a análise dos dados. Quantidade de alunos envolvidos: Graduação (2); Mestrado Acadêmico (2); Doutorado (1); Meta: Elaboração do diagnóstico a respeito da temática ambiental no campus de Porto Velho, nos cursos de Licenciatura e Bacharelado da Universidade Federal de Rondônia. Publicações científicas com Qualis. |
6) INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: INOVAÇÃO EDUCACIONAL E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO (vinculado ao Grupo de Pesquisa HISTCULT) Responsável: Prof. Dr. Rafael Fonseca de Castro Descrição: Investigações do tipo intervenção pedagógica vêm sendo implementadas e avaliadas desde 2017 no âmbito do Grupo de Pesquisa HISTCULT UNIR. O presente Projeto de Pesquisa está institucionalizado na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) no sentido de sistematizar todas as investigações deste tipo que estão sendo executadas pelo HISTCULT. Fazem parte deste projeto tanto as pesquisas que estão na etapa de planejamento, as que estão iniciando a etapa de implementação, as que já foram implementadas e estão iniciando a etapa de avaliação da intervenção e as que já tiveram a avaliação concluída e, agora, estão sendo trabalhadas para a publicação de seus resultados em periódicos CAPES Qualis. As pesquisas vinculadas a este Projeto serão de caráter qualitativo e do tipo intervenção pedagógica, nos moldes preconizados por Damiani et al. (2013), utilizando materiais e métodos diversos e perpassando as etapas abaixo: - Diagnóstico: Aproximação com as escolas; - Análise Situacional: avaliando as necessidades da(s) escola(s), situações a serem aprimoradas e problemas a serem superados; - Análise Estratégica: planejamento das intervenções pedagógicas; - Implementação das intervenções, que podem ser: didáticas inovadoras, mudanças em processos de gestão, capacitação de professores, projetos escolares etc.; - Avaliação das intervenções: utilização de métodos, instrumentos e abordagens de coleta e de análise de dados típicas das pesquisas em Educação. Os lócus de investigação serão diversos e variados, abrangendo pesquisas em Porto Velho, no interior de Rondônia e em outros estados que constituem a Amazônia Ocidental Brasileira. Um total de 11 investigações, de graduação, mestrado e doutorado estão vinculadas a este Projeto de Pesquisa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa; Quantidade de alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (0); Meta: Maximizar as aprendizagens em situações formais de ensino nos educandários de Porto Velho –RO; caracterizam-se como pesquisas aplicadas. |
7) FORMAÇÃO DOCENTE E TRABALHO PEDAGÓGICO EM TEMPOS DE COVID-19: O QUE ESTAMOS FAZENDO? PERCEPÇÕES DESDE A PANDEMIA 2020 (vinculado ao Grupo de Pesquisa HISTCULT) Responsável: Prof. Dr. Rafael Fonseca de Castro Descrição: A partir da disseminação global do corona vírus (COVID-19) em 2020, e de todas as consequências advindas de uma situação de pandemia em todos os setores da sociedade, novas frentes de pesquisa na área da Educação deverão levar em consideração uma série de alterações profundas no fazer pedagógico. Sendo assim, pesquisas educacionais serão direcionadas às especificidades de um contexto complexo com consequências sabidas e outras ainda a se perceber em um futuro próximo ou até em futuras gerações. Nesse sentido, fazem-se necessárias pesquisas direcionadas a investigar esses e outros fenômenos que permeiam o fazer educacional em tempos de COVID-19, como se propõe o presente projeto, por meio de uma grande rede de colaboração institucional com o objetivo de apreendermos elementos iniciais sobre este contexto de excepcionalidade desde a Amazônia Legal, abrangendo os estados de Rondônia, Amazonas, Acre, Pará e Tocantins. Considerando o cenário imposto pela pandemia global, faz-se necessário compreender os traços constitutivos de processos formativos e de práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Básica e no Ensino Superior, sensivelmente modificados a partir de restrições oriundas de decretos governamentais deliberados no sentido de enfrentar a pandemia, entre as mais impactantes, o isolamento social e o consequentemente fechamento de escolas e universidades em todo o Brasil. Quantidade de alunos envolvidos: Especialização: (8); Mestrado acadêmico (24); Doutorado (8); Meta: desenvolver pesquisas em rede, entre estados que compõem a Amazônia Legal brasileira, sobre como estão ocorrendo a formação de professores (inicial e continuada) e as práticas pedagógicas em tempos de pandemia de COVID-19. |
8) PERFIL DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DO MUNICIPIO DE PORTO VELHO Responsável: Profa. Dra. Rosângela Aparecida Hilário Descrição: O projeto se propõe a analisar como a interseccionalidade impacta a trajetória de Mulheres Pretas na Academia e, desta feita, avaliar sua incursão (ou não) pelos espaços de poder. Como referência será estudado com inspiração na etnografia em educação, a trajetória das professoras Pretas primeiras tituladas do Estado de Rondônia e gênese da Universidade Federal de Rondônia. Quantidade de alunos envolvidos: Graduação: (3); Mestrado acadêmico: (1); Meta: Análise de como a interseccionalidade impacta na trajetória de mulheres pretas na academia do estado de Rondônia. |